Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…

Essa frase de Alice no País das Maravilhas é muito relevante no contexto da nutrição e alimentação. É muito comum os pacientes chegarem ao consultório com um objetivo geral, do tipo: “quero emagrecer” ou “quero ganhar massa muscular” e não há nada de errado nisso.

Porém, acredito que o papel do nutricionista que atua na abordagem comportamental é ir além, buscar as motivações, identificar a rede de apoio que irá ajudar o paciente a atingir a situação desejada, que é diferente do objetivo geral.

Vou dar um exemplo; Vamos pensar em uma paciente que deseja emagrecer – o objetivo seria o emagrecimento, mas o que ela espera ganhar com isso? O que emagrecer trará de bom para ela? Quais serão suas conquistas? Vamos supor que ao refletir sobre isso, a paciente defina que suas conquistas serão: Me sentir mais bonita, ter mais disposição para brincar com meu filho, ter mais energia no trabalho. Todas essas coisas serão atingidas através do emagrecimento, e são a situação desejada.

Sempre ao definir um objetivo, tenha em mente sua situação desejada, para que assim, você consiga se manter motivada ao longo do tratamento. Defina também sua rede de apoio: filhos, marido, pais, amigos… Pessoas que te ajudarão a atingir seu objetivo e vibrarão com suas conquistas;

O que você espera atingir através do seu objetivo? Lembre-se: Se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve…

Marcela G Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571

Atendimentos online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja também:

“A simplicidade da cura se encontra na natureza e nas virtudes que ela nos oferece” – Dr Edward Bach (Criador do Sistema Floral de Bach)

Fale Comigo

“A simplicidade da cura se encontra na natureza e nas virtudes que ela nos oferece” – Dr Edward Bach (Criador do Sistema Floral de Bach)