Salada nutritiva

Turbinando a salada: mais nutritiva, saborosa e colorida. Quando você pensa em salada, o que lhe vêm a mente? Somente a alface temperada com sal e azeite? Por que não tornar essa alface (rucula, agrião) mais colorida, saborosa e saudável com mais alguns ingredientes? Nesse prato, adicionei alface, repolho roxo, beterraba cozida, tomate, amendoim, farinha de aveia, chia, farinha de linhaça. Temperada com azeite e orégano (no lugar do sal de cozinha). O repolho roxo tem alto teor de fibras, além de muitas vitaminas e minerais. As fibras, auxiliam no funcionamento do intestino. Mas não podemos esquecer de tomar água ao consumirmos alimentos com alto teor de fibras. 🍶🥗

Você eventualmente pode adicionar legumes cozidos como vagem e beterraba, ou crus como cenoura e o tomate. Enfim, quanto maior a variedade de cores do prato, maior variedade de nutrientes 🍉🍆🍐🌽.

Nutrientes:

🍋 Alimentos amarelos ou alaranjados (como a cenoura, manga e a abóbora) são  ricos em carotenoides. O beta-caroteno pode ser convertido em vitamina A no nosso organismo, contribuindo sobretudo para a saúde da visão e da pele, ou pode agir combatendo os radicais livres.

🍅 Alimentos avermelhados: também são ricos em carotenoides. O licopeno, que possui grande importância na saúde do coração, além de benefícios para pele. Fontes: tomate, melancia, cenoura, uva.

🍏 Alimentos esverdeados: como a vagem ou folhas verdes, são ricos em clorofila, o que lhes confere essa coloração. São fonte de magnésio, o que ajuda na prevenção de fadiga, estresse ou cansaço. Além de serem fontes de ferro, ácido fólico, e fibras.

🍆 Alimentos roxos: Dessa família fazem parte a berinjela, beterraba, repolho,  e batata doce. Esses alimentos são ricos em  antocianina, que combate os radicais livres e possuem uma ação anti-inflamatória.

🥜 As oleaginosas como o amendoim, nozes, castanha-do-pará, castanha de caju, etc, são fontes de vitamina E, fibras e gorduras insaturadas (“gordura boa”), que podem diminuir o colesterol ruim (LDL), diminuindo portanto, o risco de doenças cardiovasculares.

🍚 A aveia, chia e linhaça são ricas em fibras, além de manter o controle da glicemia e reduzir o LDL, e de aumentar a saciedade. Ademais, chia e linhaça também são ricas em omega 3.

Agende um atendimento: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja também:

“A simplicidade da cura se encontra na natureza e nas virtudes que ela nos oferece” – Dr Edward Bach (Criador do Sistema Floral de Bach)

Fale Comigo

“A simplicidade da cura se encontra na natureza e nas virtudes que ela nos oferece” – Dr Edward Bach (Criador do Sistema Floral de Bach)