Uma das maneiras de classificar a forma corporal é através do tipo de obesidade, que pode ser andróide (maçã) ou ginóide (pêra). De acordo com a imagem, qual corpo é mais parecido com o seu?
“No corpo tipo maçã, a gordura está localizada principalmente na região abdominal. Se você possui essa forma corporal, já é um sinal de alerta, mas lembre-se que mesmo assim, a gordura pode estar situada na região subcutânea (logo abaixo da pele) ou visceral (próxima aos órgãos)” – explicam Márcio Atalla e Desiré Coelho em seu livro “a dieta ideal”;
Geralmente, quem acumula mais gordura subcutânea tem a barriga com aspecto mais flácido, e quem acumula mais gordura na região visceral, possui uma barriga mais arredondada e dura, já que a gordura está “protegida” pela musculatura abdominal. Se você possui esse tipo de conformação corporal e se sua circunferência da cintura está aumentada, procure um profissional de saúde.
Já para quem tem o corpo tipo pêra, o acúmulo de gordura se dá principalmente na região do quadril e coxas, o famoso culote. Esse tipo de distribuição de gordura não é tão agressiva a saúde, e muitas vezes não oferece risco. As mulheres a acumulam mais que os homens por uma diferença hormonal (produção de estrogênio), que predispõe a mulher a acumular mais gordura nessa região ao invés de na cavidade abdominal, onde está localizado o útero, protegendo o bebê durante o período gestacional. Para mulheres idosas, com menor produção de estrogênio, o acúmulo de gordura passa a ser abdominal.
Os autores concluem, que é melhor ter mais gordura subcutânea do que visceral (a gordura próxima aos órgãos e considerada mais perigosa), e é melhor ter o corpo tipo pera do que o corpo tipo maçã. Porém, a saúde pode ser alcançada independente da sua forma corporal através da mudança de hábitos.
Marcela G. Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571
Atendimentos online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos