Seja em um restaurante ou na casa de um conhecido, a nossa tendência é acompanhar o ritmo das pessoas no momento da alimentação. Uma dica para trazer a atenção plena para essas situações é esperar todos se servirem antes de você se servir ou pelo menos antes de você começar a comer.
Dessa forma, você começa a perceber os sinais do seu corpo: o que gostaria de comer dentro das opções ali disponíveis e quanto. Porém, se a ocasião pedir que você adapte seu ritmo de comer, se baseie na pessoa mais lenta da mesa, e não na mais rápida.
Observe tudo o que está disponível na mesa antes de escolher o que você vai comer. Perceba o ambiente. Essa dica também vale para restaurantes self-service.
O mais importante é perceber seu grau de fome, e os alimentos que atenderiam essa fome, assim como as quantidades, antes de comer, não durante a refeição e nem depois.
Estamos todo o tempo fazendo escolhas alimentares, e é importante fazê-lo com atenção, com base no contexto, e assuma a responsabilidade pelas decisões.
Se estiver em um restaurante, lembre-se que você sempre pode voltar ao local outro dia, não precisa comer tudo de uma vez, certo?
Adaptado do livro Comer com Atenção Plena – Cynthia Antonaccio & Manoela Figueiredo
Marcela G Oliveira – Nutricionista – CRN 3 55571
Atendimentos online: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos