O ovo aumenta o colesterol?

 Série: Mitos e verdades na nutrição

⏺O ovo aumenta o colesterol?
⏺”Nos anos 70, a American Heart Association (AHA) publicou suas primeiras recomendações sobre dieta para prevenir aumento do colesterol no sangue e a doença arterial coronariana. Entre elas, foi sugerido o consumo de colesterol dietético inferior a 300 mg/dia. “
⏺Como sempre gosto de frisar, nenhum alimento por si só é o vilão ou mocinho da dieta!
🍳Um ovo possui em média 200 mg de colesterol,mas é excelente fonte de proteínas, vitaminas e carotenóides!
🍳É um alimento de fácil acesso, baixo valor calórico e uma das poucas fontes de vitamina D e K.
🍳”A gema é fonte de luteína e zeaxantina, carotenóides antioxidantes que se acumulam na retina e tem função protetora”
🍳Ou seja, ao jogar fora a gema do ovo e consumir somente a clara , você deixa de ingerir os carotenóides, que são essenciais na síntese de vitamina A
🍳Sabe-se também que o maior teor de colesterol do ovo se encontra na gema. Mas, você sabia que o colesterol não é de todo ruim? Ele é precursor de hormônios esteroides, ácidos biliares e vitamina D, e está presente nas membranas celulares.
🍳 Assim como, tudo em excesso, uma dieta rica em colesterol e gorduras (principalmente saturadas) pode levar a altos níveis de colesterol no sangue, e é aí que ele se torna prejudicial.
🍳O aumento do colesterol no sangue é um dos fatores de risco para doenças do coração,que também incluem: fumo, hipertensão arterial, diabetes, obesidade e inatividade física.
🍳Ou seja, cortar o ovo da sua dieta, não irá auxiliar na redução do colesterol se você não mantem hábitos de vida saudáveis!

🍳Mas e então, nutri? Posso ou não comer ovo?
🍳Trouxe para vocês alguns estudos sobre o tema:
🍳Em uma revisão de Dawber et al (1982) do estudo de Framinghan, foi analisado o consumo médio de 5 ovos por semana em 912 indivíduos e NÃO se encontrou ASSOCIAÇÃO entre o consumo de ovo e a incidência de colesterol alto;
🍳Em outro estudo (Kritchevsky, 2000) não foi encontrada associação entre doenças do coração e o consumo de um ovo por dia em indivíduos não diabéticos!
🍳Alguns estudos experimentais indicam que o a restrição do consumo de até 1 a 2 ovos por dia em uma alimentação com baixa gordura dietética não teve efeito significativo para reduzir os níveis de colesterol sanguíneo.
⏺Esses estudos levam em consideração o consumo de ovos em dietas pobres em gordura, ou seja, pobres em carnes vermelhas gordurosas, pele de aves, frituras, produtos industrializados (fontes de gorduras trans, saturadas e hidrogenada), entre outros.

⏺ CONCLUSÃO: MITO! O ovo pode ser sim consumido, mesmo que o indivíduo possua alterações em seus níveis de colesterol! Recomendação para pessoas com hipercolesterolemia: até 1 ovo ao dia;
⏺Inclusive, o consumo de até um ovo ao dia pode aumentar as concentrações séricas de luteína e zeaxantina sem elevar as concentrações de colesterol em indivíduos não diabéticos, podendo até contribuir na redução do colesterol oxidado (efeito antioxidante dos carotenóides).
⏺A prática regular de atividade física, redução do consumo de gorduras saturadas, trans e hidrogenada, evitando preparações fritas, carnes gordurosas, excesso de óleos e produtos industrializados são recomendações para quem busca diminuir os níveis de colesterol sérico. Assim como aumentar o consumo de fontes de omega 3 e gorduras insaturadas (linhaça, chia, peixes, azeites, castanhas…).
⏺ Todas essas atitudes que podem contribuir como fatores de proteção para a doenças do coração.

Estudo: AGUIAR, M. dos S. ; ZAFFARI, S.; HÜBSCHER, G. H . O ovo e sua contribuição na saúde humana. Revista Saúde & Ambiente. V. 10. n 1. Porto Alegre, 2008. Disponível em: < http://www.ovosbrasil.com.br/download/o%20ovo%20e%20sua%20contribuicao%20na%20saude%20humana.pdf > Acesso em: dezembro de 2019.

Agende sua consulta: https://www.doctoralia.com.br/marcela-gallo-oliveira/nutricionista/valinhos

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Veja também:

“A simplicidade da cura se encontra na natureza e nas virtudes que ela nos oferece” – Dr Edward Bach (Criador do Sistema Floral de Bach)

Fale Comigo

“A simplicidade da cura se encontra na natureza e nas virtudes que ela nos oferece” – Dr Edward Bach (Criador do Sistema Floral de Bach)