⏺️A arte de perceber sua saciedade: como lidar com a pressão em “limpar o prato”
⏺️Você sabe dizer não quando seu corpo e mente dizem não?
⏺️Cada povo tem um costume em relação a comida ou ao ritual da alimentação como um todo.
⏺️Para os brasileiros, recusar comida ou deixar a comida no prato, é considerado falta de educação, e é quase uma ofensa pessoal!
⏺️Porém, quando aprendemos a reconexão com os sinais internos de fome e (principalmente) de saciedade, isso pode acontecer.
⏺️Se você estava no meio de uma refeição, e se sentiu saciado(a), pare de comer. Óbvio que isso não significa que a comida vai ser desperdiçada. Você pode armazená-la na geladeira para a próxima refeição, ou se estiver em um restaurante, pedir para embrulhar.
⏺️Aos poucos, você vai aprender a se servir nas quantidades que seu corpo “pede”.
⏺️ Essa reconexão com os sinais de fome e saciedade demanda tempo, paciência e compaixão consigo mesmo.
⏺️Não é uma tarefa fácil prestar atenção aos sinais do nosso corpo em um mundo tão agitado em que tudo tem que acontecer “para ontem”.
⏺️Mas é totalmente possível.
⏺️Uma prática que ajuda nesse momento é a atenção plena. Comece a praticar atenção plena em contextos não relacionados a alimentação. Encontre um local tranquilo. Respire fundo, foque na sua respiração, no ar entrando e saindo. Deixe os pensamentos passarem, não desdobre nenhum deles. Use a frase “oi pensamento, tchau pensamento”. Sem julgamentos. Sem culpa. 5 minutinhos ao dia.
⏺️Você vai ver que aos poucos irá utilizar essa técnica no momento das refeições.
⏺️Marque alguém possa gostar do conteúdo!
#nutrição #emagrecer #atençãoplena #comportamento