Em tempos de jejum intermitente tem sido cada vez mais comum omitir a refeição mais importante do dia: o café da manhã!
⠀
Mas essa omissão tem fundamento?
Sob o ponto de vista da crononutrição, NÃO é recomendado pular o café da manhã.
Os estudos que mostram perda de peso e redução de gordura com a omissão dessa refeição são realizados em curto prazo. E ninguém quer perder peso só por pouco tempo, não é?
Vários outros estudos correlacionam a omissão do café da manhã com a obesidade em longo prazo. Inclusive, resultados de 16 anos de acompanhamento com controle de dieta e estilo de vida revelaram que omitir o café da manhã aumenta o risco de doenças cardiovasculares em quase 30%.
Outro estudo mostrou que consumir café da manhã vai expressar genes clock e tornar o nível da glicemia (açúcar no sangue) mais favorável, tanto em indivíduos saudáveis quanto em indivíduos portadores de diabetes quando comparados a indivíduos que omitem essa refeição.
Além de tudo isso, omitir o café da manhã aumenta a expressão de genes lipogênicos ( que produzem gordura) e favorece o acúmulo de gordura no fígado.
A ciência já provou: Nada de pular o café da manhã, hein?
Marcela Gallo – CRN 3 55571
Estudos: Influences of Breakfast on Clock Gene Expression and Postprandial Glycemia in Healthy Individuals and Individuals With Diabetes: A Randomized Clinical Trial
Association of breakfast skipping with visceral fat and insulin indices in overweight latino youths.
Associoation between eating patterns and obesity in free living US adult population